Tobias Torres - Otorrinolaringologia

Adenóide

A adenóide ou tonsila faríngea é um tecido linfóide presente na porção da faringe localizado no fundo do nariz. Assim como as amígdalas, é um órgão de defesa do organismo, pois está envolvida na produção de anticorpos locais e sistêmicos. É o contato com vírus, bactérias e partículas presentes no ambiente que estimula a produção desses anticorpos.

Em parte das crianças em idade pré-escolar, esses estímulos provocam um aumento no tamanho da adenóide que, devido sua localização, pelo estreitamento do espaço para a passagem do ar no fundo do nariz, compromete a qualidade da respiração nasal.

O paciente apresenta dificuldade de respirar pelo nariz, sensação de obstrução nasal, respiração com a boca aberta e roncos noturnos. Esse padrão de respiração acarreta inúmeros prejuízos ao desenvolvimento da criança, pois afeta o crescimento ósseo da face e a qualidade do sono. Observam-se alterações na simetria da face, no crescimento dos dentes, no formato da arcada dentária, na capacidade de concentração e no desempenho escolar.  O crescimento da adenóide pode, também, obstruir os orifícios de entrada das tubas auditivas e provocar perda auditiva por acúmulo de líquido na parte média dos ouvidos.

A avaliação e o tratamento otorrinolaringológicos são fundamentais para reestabelecer o padrão de respiração nasal. São opções de tratamento as abordagens clínicas e cirúrgicas.