Tobias Torres - Otorrinolaringologia

Obstrução Nasal

A obstrução nasal ou congestão nasal são termos utilizados para indicar a sensação de nariz entupido que ocorre pela dificuldade da passagem do ar pela cavidade nasal. Acomete pacientes de todas as idades e inúmeras doenças podem provocar esse tipo de queixa. Estão entre as causas mais comuns os resfriados, as rinites alérgicas ou não-alergicas, as sinusites agudas ou crônicas, os desvios do septo nasal e o aumento da adenóide. Outras situações mais raras são as mal-formações nasais e os tumores da cavidade nasal ou seios da face.

Na grande maioria dos casos, a obstrução nasal obriga o paciente a ter uma respiração pela boca. Esse padrão de respiração na infância é extremamente prejudicial ao crescimento e desenvolvimento da face. Nos adultos, a obstrução pode comprometer as atividades físicas e a qualidade do sono.

A avaliação otorrinolaringológica especializada é importante para o correto diagnóstico. Identificar a causa da obstrução nasal permite o tratamento adequado e melhora dos sintomas.