Tobias Torres - Otorrinolaringologia - Dr. Tobias Torres - Otorrinolaringologista

Tobias Torres - Otorrinolaringologia

47 3288-0590

Rua Floriano Peixoto, 222 - Edifício Stein Tower - Sala 1303, 13º andar

89.010-500 - Centro - Blumenau / SC

Veja no mapa

Dicas de Saúde

Você está em:
    1. Dicas de Saúde
      1. Ouvido
        1. Implante Coclear

Implante Coclear

Para pacientes com perda auditiva neurossensorial bilateral de grau severo a profundo e que não possuem resposta auditiva com o uso de aparelhos de audição convencionais, está indicado o implante coclear. Equipamento eletrônico de alta tecnologia, cirurgicamente implantável, que substitui a função da cóclea, órgão auditivo do ouvido interno, despertando sensações auditivas por estimulação elétrica direta do nervo auditivo.

É composto por uma unidade externa e uma unidade interna. A unidade externa é visualmente muito semelhante a um aparelho de audição convencional, que tem como função captar os sons externos, processá-los em sinais e enviá-los à unidade interna. Esta segunda unidade é a parte verdadeiramente implantada durante a cirurgia. Recebe os sinais da unidade externa, transforma-os em impulsos elétricos e direciona-os ao seu feixe de eletrodos, posicionado dentro da cóclea, que, por sua vez, estimula as fibras nervosas do nervo auditivo que conduzem as informações ao centro auditivo do cérebro.

O resultado auditivo dos implantes cocleares varia para cada paciente e esta diretamente relacionado ao grau de estimulação da via auditiva durante a vida de cada indivíduo. Os melhores resultados são observados em pacientes com surdez pós-lingual, ou seja, pessoas que tinham audição normal e tornaram-se surdas depois de já terem desenvolvido fala e linguagem. Nesses casos, o implante coclear é inserido numa via auditiva amplamente estimulada e com nervo e centro auditivos que experimentaram plena atividade.

Excelentes resultados também são obtidos em pacientes que nascem surdos e são implantados até os 2 anos de idade. O tratamento precoce permite que o implante coclear estimule a via auditiva plenamente a ponto de se desenvolver de forma muito semelhante a de um paciente com audição normal.

Pacientes com surdez pré-lingual implantados mais tardiamente tendem a apresentar, de acordo com o tempo de privação sonora e as doenças associadas, ganhos auditivos menores.

Independentemente do histórico, todos os pacientes, para usufruirem dos benefícios do implante coclear, necessitarão, após o procedimento cirúrgico, de reabilitação auditiva intensiva e prolongada com fonoterapia específica.

Implante Coclear