Tobias Torres - Otorrinolaringologia - Dr. Tobias Torres - Otorrinolaringologista

Tobias Torres - Otorrinolaringologia

47 3288-0590

Rua Floriano Peixoto, 222 - Edifício Stein Tower - Sala 1303, 13º andar

89.010-500 - Centro - Blumenau / SC

Veja no mapa

Dicas de Saúde

Você está em:
    1. Dicas de Saúde
      1. Ouvido
        1. Otites

Otites

São denominadas como otites todas as doenças que causam infecção ou inflamação nos ouvidos. Existem três tipos principais de otites: otite externa aguda; otite média aguda e otite média crônica.
A otite externa aguda corresponde à infecção da pele do conduto do ouvido. Está relacionada ao contato excessivo com água e à manipulação frequente do ouvido (ex. cotonete). Os sintomas são dor de ouvido, secreção e sensação de ouvido fechado. É muito comum durante o verão.
A otite média aguda é causada por infecção do compartimento do ouvido localizado logo atrás do tímpano. Pelo acúmulo de secreção purulenta e distensão do tímpano, provoca forte dor de ouvido associada, normalmente, a febre e alteração da audição. Eventualmente, pode evoluir com ruptura do tímpano e eliminação da secreção purulenta com sangue pelo ouvido.
A otite média crônica, diferentemente das outras otites, não causa dor de ouvido. Está, normalmente, relacionada a perfurações do tímpano e a infecções de longa data. Apresenta risco de complicações graves. Os principais sintomas são secreção no ouvido, muitas vezes com odor ruim, e perda de audição. Seu tratamento é cirúrgico.
A correta identificação do tipo de otite é fundamental na escolha do tratamento. Procure um otorrinolaringologista.