Tobias Torres - Otorrinolaringologia

Amigdalas

As amígdalas ou tonsilas palatinas estão localizadas na garganta e participam do sistema de defesa do organismo. O contato com vírus, bactérias e alimentos presentes na via aerodigestiva estimula a produção de anticorpos locais e sistêmicos.

Da mesma forma que acontece com a adenóide, em parte das crianças em idade pré-escolar esses estímulos provocam um aumento no tamanho das amígdalas. O crescimento excessivo estreita o espaço livre da garganta e pode causar dificuldade de respiração e alimentação. Em alguns casos pode haver dificuldade de articulação das palavras. É muito comum o aumento simultâneo das amígdalas e da adenóide.

As amígdalas também são focos frequentes de infecções. As amigdalites, que correspondem a processos infecciosos das amígdalas, podem ser causadas por vírus ou bactérias. O diagnóstico diferencial, em muitos casos, é difícil, porém é determinante para o tratamento correto. A infecção viral é mais comum. Nas amigdalites bacterianas está indicado o uso de antibióticos. Pacientes que apresentam episódios recorrentes de amigdalites devem ser submetidos à avaliação e investigação otorrinolaringológica. Nesses casos existe a opção de tratamento clínico ou cirúrgico.